quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Doações para campanha de Collor somam R$ 831 mil; para Heloísa somam R$ 50 mil


Collor e Heloísa lideram pesquisas de intenção de voto para o Senado (foto: Divulgação)
A eleição é decidida pelo voto dos eleitores, mas o montante de dinheiro arrecado para cobrir os custos da campanha também contribui diretamente para o resultado que se aproxima, segundo mostram as pesquisas eleitorais para o Senado em Alagoas.

De acordo com as últimas pesquisas, o senador Fernando Collor (PTB), candidato à reeleição, tem mais de 40% das intenções de voto, enquanto a segunda colocada, a candidata Heloísa Helena (PSOL), tem cerca de 25%. O terceiro colocado nas intenções de voto, Omar Coelho (DEM), segue com cerca de 6%.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato Fernando Collor já arrecadou em doações para sua campanha R$ 831.873,21, valor que é 16 vezes maior que o arrecadado pela candidata Heloísa Helena, cujas doações recebidas somam apenas R$ 50.749,99. O portal do TSE mostra ainda que o menor valor doado para a campanha de Collor foi R$ 1.130,00, enquanto para Heloísa foi R$ 200,00.

Por outro lado, o candidato Omar Coelho, terceiro lugar nas pesquisas, arrecadou R$ 254.432,00, valor cinco vezes maior que o total da candidata Heloísa Helena.

Na opinião do analista político Ronaldo Targino, a arrecadação de doações durante a campanha ajuda a desenvolver um programa de marketing de alto nível, como tem feito o candidato Fernando Collor, que possui grande rejeição entre os eleitores mais escolarizados.

“A campanha de Omar também tem seus méritos no marketing, no guia bem gravado, distribuição de material e até mesmo de funcionários. Não decolou pela falta de expressão do candidato mesmo, o que prova que para Heloisa faltou apenas esse apoio, pois os bastidores políticos sabem que a diferença real dela para Collor nunca ultrapassou 10%, mesmo com toda a desigualdade da disputa na parte financeira e tempo de TV”, explicou Ronaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário