domingo, 12 de outubro de 2014

Renan Filho foi o mais votado nos 3 municípios com menor índice de analfabetismo do Sertão


Biu e Renan foram campeões de votos no Sertão
Os números da eleição para governador, realizada no último dia 5 de outubro, ainda carecem de interpretação. Alguns deles se referem aos campeões de votos nos municípios com menor e com maior percentual de eleitores analfabetos.

É o caso do candidato vitorioso e agora governador eleito Renan Filho que, por pura coincidência (ou não), foi campeão de votos nos três municípios do Sertão com menor índice de analfabetismo entre os eleitores. São eles: Ouro Branco, com apenas 9,43% de eleitores analfabetos, Santana do Ipanema, com 10,18%, e Delmiro Gouveia, com 10,25%.

Um levantamento feito pelo portal Minuto Sertão com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, em Ouro Branco, Renan obteve 3.770 votos, contra 1.077 de Biu de Lira; em Santana do Ipanema, recebeu 11.862 votos, contra 6.243 dados a Biu de Lira; e em Delmiro Gouveia, Renan teve 12.522 votos, contra 8.304 dados ao candidato Biu.

Por outro lado, também por coincidência (ou não), Biu de Lira foi campeão de votos nos três municípios com maior percentual de eleitores analfabetos. São eles: Pariconha, com 30,41% de eleitores analfabetos, Água Branca, com 29,91% do eleitorado que não sabe ler nem escrever, e Monteirópolis, que é o terceiro colocado no ranking de analfabetismo, com 29,45%.

Ficou assim a votação dos dois candidatos nesses três municípios: em Pariconha, Biu teve 2.720 votos contra 2.237 de Renan Filho; em Água Branca, Biu recebeu 4.653 contra 4.191 de Renan; em Monteirópolis, Biu teve 1.710 contra 1.608 de Renan.

O apoio do prefeito não foi decisivo em todos os municípios para dar a maioria dos votos a um ou a outro candidato. Prova disso é que, em Água Branca, onde o poder local apoiou Renan Filho, Biu de Lira foi o mais votado. Em Monteirópolis, onde o prefeito apoiou Renan, Biu foi mais votado.

Mas o certo é que, a partir de janeiro de 2015, caberá ao novo governador ajudar todos os municípios – onde ele teve maioria e onde teve minoria dos votos – a erradicar o analfabetismo, garantir melhores condições de trabalho para os professores e de permanência das crianças e jovens na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário