sábado, 3 de janeiro de 2015

Ex-prefeita denunciada pelo Gecoc será a nova secretária estadual de Cultura

A ex-prefeita do município de Piranhas, Mellina Freitas, será a nova secretária de Estado da Cultura, segundo lista divulgada nesta segunda-feira (22) pela assessoria do governador eleito, Renan Filho. A relação traz o nome de 13 novos secretários, que assumem os cargos a partir de janeiro de 2015 para auxiliar o governador a cumprir seu programa de governo.

Mellina foi prefeita de Piranhas entre 2008 e 2012. Após deixar o cargo por não conseguir se reeleger, ela foi denunciada pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público Estadual, em abril de 2013, acusada de fazer parte de um esquema que teria desviado R$ 16 milhões da Prefeitura de Piranhas, no período de 2009 a 2012.

Na denúncia realizada em 2013, conforme divulgado pela imprensa na época, o Gecoc pedia a condenação da ex-prefeita, por 385 vezes, pelo crime de peculato; 23 vezes por falsificação de documento particular; 23 vezes pelo ilícito de falsidade ideológica; 28 vezes pelo crime de uso de documentos falsos; 23 vezes por fraude em licitação; e, por fim, pelo ilícito de formação de quadrilha.

Em material enviado à imprensa nesta segunda-feira, a assessoria do governador eleito informa que a ex-prefeita Mellina Freitas é bacharel em Direito, escritora e poetisa e membro efetiva da Academia Maceioense de Letras. O comunicado cita ainda algumas de suas realizações em prol da cultura, principalmente no período em que foi prefeita de Piranhas.

As principais são: implantação do Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros; construção do Conservatório de Música Cacilda Damasceno Freitas; implantação do Grupo Armorial de Piranhas - GEMAPE; implantação do coral Cantos do Velho Chico; criação do Grupo de Chorinho Chorões do São Francisco; criação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião; construção do Observatório José Brandão de Sousa; aquisição da canoa (tipo chata) EntreMontes, para resgate da história do Baixo São Francisco.
Mellina Freitas será a nova secretária estadual de Cultura (foto: Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário