quarta-feira, 25 de março de 2015

Diretora explica porque crianças só podem ficar meio período em creche

As aulas mal começaram na Creche Escola Alzira de Mendonça Medeiros, em Monteirópolis, na última segunda-feira (9), e a permanência das crianças durante apenas meio período gerou alguns comentários e insatisfação por parte das mães das crianças que levaram seus filhos até lá para o primeiro dia de aula.

Algumas delas imaginavam que seus filhos permaneceriam no local em tempo integral, o que facilitaria a rotina de pais e mães que precisam trabalhar. Mas não foi isso o que aconteceu. Segundo a diretora da unidade, Edclécia Rosa Medeiros, após o período de matrículas, foi enviado um comunicado às mães de todas as 171 crianças atualmente matriculadas na creche para uma reunião em que seriam explicadas essa e outras situações.

No entanto, segundo ela, apenas pouco mais de 20 mães compareceram ao encontro. “Nós explicamos que as crianças só permaneceriam meio período porque, como a creche tem mais de 120 matriculadas, o regimento nos dá essa flexibilidade. Assim, podemos receber um número maior de crianças, que são divididas entre os turnos da manhã e da tarde. Estamos com 171, mas podemos chegar até 220, ainda temos vagas. Quem tiver interesse é só vir aqui fazer a matrícula”, detalhou a diretora. A unidade também recebe, segundo ela, oito crianças da zona rural do município, que são levadas pelos próprios pais, que trabalham na cidade.

Ela explicou também que a creche recebe crianças de 6 meses até 5 anos e que, para aquelas que moram nas ruas mais distantes – como próximo da Escola Municipal de Educação Básica Alice Torres Monteiro, por exemplo, que este ano está fechada – a Prefeitura vai disponibilizar um veículo para fazer o transporte.

A Creche Escola Alzira de Mendonça Medeiros, construída com recursos federais, ficou pronta em 2012, ainda na gestão anterior, e foi inaugurada com festa nesse mesmo ano, mas não abriu as portas para a comunidade. Em 2014, na gestão atual, a creche abriu as portas no segundo semestre, mas de forma provisória, recebendo apenas as 45 crianças que frequentavam a Creche Frei Damião, que este ano também foi fechada.

Na última segunda-feira (9), a unidade abriu de forma plena, recebendo as crianças das duas unidades anteriores – Alice Torres Monteiro e Frei Damião – e outras cujos pais tiveram interesse em fazer a matrícula.
Creche recebe 171 crianças, mas divididas em dois turnos (foto: Diego Barros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário