sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A faixa azul, o egoísmo e a falta de humanidade

Imagine-se num congestionamento, voltando para casa após um dia cansativo de trabalho, às 18h, na seguinte situação: você dentro do seu carro, vidros fechados, ar condicionado ligado, ouvindo suas músicas preferidas.
Imagine-se agora no mesmo congestionamento, voltando para casa após um dia cansativo de trabalho, às 18h, na seguinte situação: você dentro de um ônibus, em pé, sem poder se mexer devido à superlotação, com sua bolsa ou mochila pendurada nos braços, levando alguns empurrões, tendo que ouvir as músicas dos mal-educados que não usam fone de ouvido e suando devido ao calor.
A faixa azul – corredor exclusivo para os ônibus criado pela Prefeitura de Maceió nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro – reduz suavemente um dos problemas enfrentados pelos milhares de usuários de ônibus que precisam passar por essas avenidas.
Os motoristas de carros particulares, complementares e clandestinos, por outro lado, criticaram a perda da terceira faixa – transformada na faixa azul, alegando que aumentou o congestionamento nas duas faixas que lhes restaram. Cada um tem suas razões para odiar ou concordar com uma decisão como essa, que afeta a vida de mais da metade da população da capital.
Mesmo assim, se observarmos os carros que passam por essas avenidas nos horários de pico – ou em qualquer horário – veremos que a maioria leva apenas uma pessoa, que é o próprio motorista. Os ônibus, por sua vez, levam 50 passageiros sentados e mais 30 ou 40 em pé, no legítimo estilo “sardinha”.
Portanto, ser contra a criação da faixa azul alegando que ela aumenta o congestionamento para quem está confortavelmente sentado em seu carro particular, ouvindo sua música preferida e no ar condicionado soa como egoísmo e falta de humanidade.

2 comentários:

  1. Não tive a oportunidade de utilizar essas avenidas e ver de perto como está a tal faixa, mas lendo depoimentos positivos de algumas pessoas que utilizam o ônibus acho que foi uma boa solução. Mas é claro que a frota deve aumentar e melhorar.
    E se as pessoas que tem seus carros combinassem com amigos que msm que não tenham o mesmo destino, mas terão de fazer quase o mesmo percurso e desse carona, o transito poderiam ter menos congestionamento, já que na maioria, como você mesmo falou nos carros só tem uma pessoa, o próprio condutor!!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou adorando a faixa azul, o primeiro passo para a melhoria da mobilidade nesta cidade, que venham outros passos.

    ResponderExcluir