terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Você ouve música em transporte coletivo? Com ou sem fone?

A música tem o poder de intensificar nossos sentimentos. Dizem os estudiosos que, quando estamos alegres e ouvimos uma música animada, este sentimento tende a se intensificar. Quando estamos tristes e ouvimos uma música calma, romântica, tendemos a ficar ainda mais tristes. Mas, e quando você está indo para o trabalho, aula, etc, ou voltando para casa cansado, num transporte coletivo, e é “obrigado” a ouvir a música dos outros? Isso acontece quando algumas pessoas que estão no mesmo transporte que você se acham no direito de usar seus aparelhos sonoros – incluindo os celulares – sem o fone de ouvido.
É uma situação, no mínimo, desconfortável, mas que se tornou comum nos ônibus urbanos de Maceió. Os estilos musicais que somos forçados a ouvir vão do gospel ao reggae – não tenho preconceito contra nenhum estilo musical, citei esses dois apenas porque são os mais tocados pelos chamados “DJs dos coletivos”.
Para tentar coibir essa prática, a Prefeitura de São Paulo sancionou uma lei, no fim do ano passado, que permite que os incomodados pelo som alheio dentro do coletivo (ônibus, trens, metrôs ou vans) chamem a polícia. Antes disso, porém, devem pedir gentilmente que o cidadão desligue o aparelho ou use o fone de ouvido. Em caso de negativa, ele pode ser “convidado” a descer do veículo. Se mesmo assim não tiver acordo, deve-se chamar a polícia. Lei semelhante já existe em outros locais, como no Estado da Bahia.
Acredito que em Maceió uma lei como essa já se faz necessária há muito tempo. Mas outra questão é que não basta criar a lei, é preciso haver fiscalização e punição, assim como ocorre com a Lei Seca. Se não for assim, a lei “não pega”.
Vale aqui uma reflexão: vivemos numa sociedade em que é preciso que leis sejam criadas para que as pessoas, na convivência com as outras, tornem-se educadas (pois ouvir música sem fone de ouvido dentro de um coletivo é uma grande falta de educação).
Fica aqui, portanto, a sugestão aos vereadores de Maceió para criação e aprovação da lei.
(imagem da internet)


Um comentário:

  1. Os headphones foram inventados justamente para que as pessoas possam ouvir música em qualquer ambiente sem incomodar quem por perto esteja. Pena que alguns imbecis em vez de comprar um fone de ouvido, compram uma caixinha e saem mostrando quão mau gosto musical possuem.
    Sem falar em alguns evangélicos que tentam pregar no ônibus por meio de uma música gospel de duvidoso valor artístico e espiritual...

    ResponderExcluir