domingo, 2 de fevereiro de 2014

Moradores pedem um pouco mais de tinta para faixa de pedestres

Moradores do Benedito Bentes, em Maceió, ficaram satisfeitos com a faixa de pedestres providenciada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), em dezembro de 2013, em frente às obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na avenida Cachoeira do Meirim. No entanto, em poucas semanas a faixa começou a desaparecer.
Agora, alguns motoristas, ou por não conseguirem visualizar a faixa ou apenas por falta de gentileza mesmo, atravessam a avenida sem dar prioridade ao pedestre, que literalmente corre risco de perder a vida. Vale lembrar que no local existe a faixa, mas não existe ainda o semáforo, e ela fica num lugar que dá acesso a quatro conjuntos residenciais do Minha Casa, Minha Vida, onde vivem cerca de 7 mil pessoas. Isso equivale à população de diversos municípios alagoanos, isoladamente, entre eles Palestina, Jaramataia, Olivença ou Monteirópolis.
O primeiro residencial entregue no local foi o Recanto dos Pássaros, em meados de 2011. Em 2012, foi entregue o Village das Artes e, em seguida, outros dois residenciais, cada um deles com 480 imóveis. Mesmo assim, somente em dezembro de 2013 a faixa foi pintada, que agora já está se apagando. Enquanto a SMTT não reforçar a tinta ou não instalar o semáforo, muitos pedestres ainda vão se arriscar na travessia.
O que diz a SMTT
Procurada pelo blog, a SMTT informou, por meio de sua Assessoria de Comunicação, que a faixa está perdendo a tinta devido ao péssimo estado do asfalto e que ela só será repintada após a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizar o recapeamento da avenida Cachoeira do Meirim, o que ainda não tem data para acontecer. Sobre a possibilidade da instalação de um semáforo no local, a SMTT disse que o órgão fará um estudo para saber quais pontos na cidade precisam do equipamento, no entanto, não há nenhuma garantia de que o local em frente à UPA será contemplado com um deles. O blog também quis saber por que a Superintendência não pintou a faixa com listras brancas alternadas com listras vermelhas, como fez na orla marítima, na região da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. A Assessoria informou que esse modelo só foi adotado na orla em frente a igrejas e escolas.
Diante disso, só resta aos moradores do Benedito Bentes contar com a sorte no momento da travessia e com a gentileza de alguns (poucos) motoristas que respeitam as pessoas  e que (talvez) leram o Código de Trânsito.
Faixa pintada em dezembro/2013 já está se apagando
 
Moradores cobram reforço na pintura da faixa

Um comentário:

  1. Concordo com as idéias do meu amigo Diego Barros, é preciso abranger os olhares das autoridades, pois é a parte da cidade que atualmente mais cresceu, é preciso que tenham mais responsabilidade e respeito para que a população tenha benefício com as melhorias. Gustavo Omena

    ResponderExcluir