sábado, 2 de agosto de 2014

Há 25 anos, o Brasil perdia o “rei do Baião”


Luiz Gonzaga transformou a vida do nordestino em poesia (foto: Google.com)
Há exatamente 25 anos, em 2 de agosto de 1989, morria no Recife (PE) Luiz Gonzaga, o artista que ficou conhecido como o “rei do Baião”. Nascido na cidade de Exu, Sertão de Pernambuco, ele viajou pelo Brasil cantando a vida, o sofrimento e a alegria do povo nordestino.

Conquistou admiradores, outros artistas, a crítica e o público e ficou conhecido por se apresentar sempre vestido com roupas típicas do sertanejo, em sinal de valorização às suas origens.

Autor de "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950), Gonzaga compôs centenas de músicas e gravou quase 200 discos, tendo 30 milhões de cópias vendidas. Foi também o primeiro artista a fazer uma turnê pelo Brasil e a sair do eixo Rio-São Paulo.

Em 2012, ano do centenário de seu nascimento, foi tema de escola de samba. Já inspirou filmes, livros e outros cantores, como Dominguinhos, considerado seu sucessor artístico, falecido em 2013.
Abaixo, a letra de seu maior sucesso, Asa Branca, escrita em parceria com Humberto Teixeira:

Asa Branca            
(Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)

Quando oiei a terra ardendo
Qua fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, uai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse a deus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para eu voltar pro meu sertão

Quando o verde dos teus oio
Se espalhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

Com informações de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga e http://www.luizluagonzaga.mus.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário