quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Major Izidoro: maioria do eleitorado é analfabeta ou apenas lê e escreve

O município de Major Izidoro, situado no Sertão de Alagoas, terá eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito neste domingo (31), após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A prefeita Maria Santana Mariano Silva Campos e seu vice, Adovaldo Albuquerque Alves, ficaram cerca de um ano e meio à frente da administração municipal, até serem afastados pelo TRE.

Agora, a ex-gestora é novamente candidata pelo PTB e enfrentará nas urnas o adversário Ítalo Amaral, do PMN, que é filho do ex-prefeito Ítalo Amaral, contra o qual Santana Mariano disputou as eleições de 2012.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Major Isidoro, 16,39% dos eleitores são analfabetos e 24,98% apenas conseguem ler e escrever, ou seja, podem ser considerados analfabetos funcionais. Somados, os dois percentuais chegam a 41,37% do total de 13.519 eleitores.

Os próximos gestores do município já sabem, portanto, qual será um de seus maiores desafios: reduzir o índice de analfabetismo entre os eleitores e entre a população de modo geral.

No pequeno município sertanejo, 3.299 famílias recebem o Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo federal, conforme dados do Portal da Transparência. Numa média de 4 membros por família, são 13.196 pessoas incluídas, o que é quase igual ao total de eleitores.

Conhecido como “Terra do Leite”, Major Izidoro se destaca pela produção de leite em pequenas propriedades da agricultura familiar – e também em grandes fazendas – que é enviado tanto para as fabriquetas locais quanto para grandes indústrias dentro e fora de Alagoas. Apesar de muitos beneficiários do Bolsa Família, a atividade leiteira ainda é a base da economia local.

Mas o município também está se tornando conhecido pelos investimentos no Major Fest Folia e nas festividades juninas. Este ano, conforme publicações da própria Prefeitura no Diário Oficial do Estado, R$ 435 mil foram pagos pelas atrações artísticas que se apresentaram nos festejos juninos, enquanto R$ 230.600,00 pagaram as atrações do Major Fest Folia, realizado em abril.
Melhorar índices da educação será desafio para o próximo gestor (foto: Divulgação/Internet)


2 comentários:

  1. O interessante, Diego, é que no seu texto está um problema e, em tese, uma solução para o mesmo. O problema na educação poderia ser investido no momento em que os gestores investissem cada vez menos em festa e mais na população que mais precisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. correção: "o problema na educação poderia ser resolvido*"

      Excluir