quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Energia sobe 30% em Alagoas devido à seca no Planalto Central

A seca na região do Planalto Central – no Centro-Oeste do país, bem distante do Nordeste – foi apontada pelo diretor presidente da Eletrobras Distribuição Alagoas como a principal causa do aumento de 30,02% da energia elétrica aqui no estado. O reajuste está em vigor desde a última quinta-feira, 28 de agosto, e vale para os consumidores residenciais nos 102 municípios.

A declaração do presidente do órgão foi dada nesta segunda-feira (1), em entrevista ao Programa Pajuçara na Hora, da Rádio Pajuçara FM, em Maceió. Segundo Vladimir de Abreu Cavalcanti, apesar desse aumento, apenas 1,22% ficarão com a empresa em Alagoas para cobrir seus custos com a distribuição e remunerar todos os investimentos realizados pela concessionária entre agosto de 2013 e agosto de 2014.

O restante do aumento é destinado para a compra de energia, transmissão, encargos e tributos. Os principais desses tributos são o ICMS, PIS e Cofins. Ou seja: o governo federal repassa todos os custos para os consumidores, sem reduzir os impostos. Se fizesse isso, o aumento poderia ser menor.

“Não temos interesse em tarifa alta, pois isso até aumenta
a inadimplência”, disse o presidente da concessionária. Respondendo a uma pergunta do apresentador Gernand Lopes, ele informou ainda que a inadimplência está abaixo dos 20% dos consumidores.

Em outros Estados do Nordeste, conforme revelou em seu blog o jornalista Ricardo Mota, os aumentos serão menores: Piauí (25,81%), Maranhão (24,12%) e Paraíba (21,43%).

Alagoas é mais pobre que esses outros estados e tem índices de desenvolvimento humano piores. Por outro lado, tem políticos com muita força e visibilidade em Brasília, inclusive na base aliada da presidenta Dilma Roussef e na presidência do Senado.

A população aguarda, agora, que eles se manifestem em defesa dos alagoanos e utilizem seu prestígio, seu poder e sua influência, se não para reverter esse aumento, mas pelo menos para discursar em nossa defesa. Será?

Empresa diz que só ficará com 1,22% do aumento total de 30%

Nenhum comentário:

Postar um comentário