sábado, 13 de setembro de 2014

Leitor envia relato sobre situação de Monteirópolis

Max Antonio Santos Vitorino, leitor deste Blog e que, assim como centenas de moradores, já deixou Monteirópolis para buscar melhores condições de vida fora da cidade, enviou o artigo abaixo, em que relata a situação atual do município, que ele acompanha a distância com informações de familiares que ainda vivem lá.

O lugar onde já vivi

Autor: Max Antonio Santos Vitorino

Monteirópolis, o melhor lugar para se viver? Socorro! Estou voltando a ser Guaribas. Monteirópolis é um município do Estado de Alagoas com cerca de 7 mil habitantes. Essa cidade está entre as piores cidades do Brasil para se viver, e a cada dia que passa está perdendo pessoas que deixam suas famílias, amigos e raízes para migrar para outros estados.

Isso vem acontecendo frequentemente graças aos governantes que elegemos e que, segundo eles, dizem fazer mudanças para a população carente, trazendo melhores condições de vida e dando um ótimo emprego para se ter uma vida digna.

O município vem se destacando na área da educação, com foco na péssima remuneração de professores, saúde, falta de investimento para se ter um médico de plantão na cidade e foco na farmácia do SUS, onde se vai buscar um remédio e quase nunca se tem e, quando tem, é o básico dos básicos. Vem apresentando também, nos últimos meses, polêmicas sobre a atual administração da nossa querida e tão amada cidade.

E eu os pergunto: cadê o crescimento e desenvolvimento da cidade? Vocês já pararam para pensar que Monteirópolis está voltando a ser aquela antiga cidadezinha bem, mas bem pacata do interior do interior que se tinha o nome de Guaribas? Acho que não né, mas essa é a dura e crua realidade, meus queridos.

Nunca na história de Monteirópolis se teve uma administração tão péssima igual à atual. Enfim, mesmo morando longe, em Rio do Sul (SC), jamais esquecerei da cidade que vivi toda uma vida e que, às vezes, vem em mente a vontade de um dia, depois de toda uma vida feita lá fora, voltar para família, mas como se viver em uma cidade que nem sequer existem o respeito e a obrigação de honrar com aquilo que é prometido de quatro em quatro anos nas portas de cada um? Até quando vamos fechar os olhos para tanto caos? você irá esperar que se termine um mandato para tenta mudar algo que se pode ser feito agora, hoje?

Então, o amanhã ele pode não vir, pode ser tarde demais e, até lá, o caos que se encontram a educação e a saúde pode ser algo bem difícil de se estabilizar. Gente, precisamos de uma educação de qualidade para que possamos ter ótimos profissionais dentro do nosso município. Se não pensarmos em cada um de nós, mas vamos pensar no futuro dessas crianças, pois muitos têm o sonho de ingressar em uma faculdade, se tornar um acadêmico e, para que isso aconteça, é necessário investimento, mas bastante investimento na área educacional.
Entrada de Monteirópolis, às margens da AL-220 (foto: Diego Barros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário